Em alternativa para a taxa variável hidaraúlica surge a TAXA VARIÁVEL ELTROMECÂNICA, que é o acionamento da caixa variadora automaticamente por um motor elétrico, sistema muito mais viável e de simples instalação. A força motriz continua sendo o rodado do implemento no deslocamento e a velocidade da rotação é controlada pela atuação de um regulador automático que permite a variação conforme programado, isto permite ao produtor atingir uma nova realidade de precisão.
O sistema de taxa variável eletromecânica permite mesmo que sem o GPS, em determinado ponto conhecido ou demarcado, o próprio operador pode selecionar a dose desejada no monitor durante a operação de plantio. O motor elétrico atua somente o tempo necessário para fazer a atuação desde o ponto máximo até o mínimo do regulador no tempo de dois segundos, o mecanismo proporciona uma variação de fertilizantes entre 800 e 1.000 kg/ha até 0kg/ha e para variar um dose de 100 kg/ha, a distância percorrida será menor que dois metros lineares em uma operação de plantio com velocidade de 8km/h.
Com o sistema completo, incluindo o GPS, o planejamento de acordo com o conhecimento de todas as características das áreas se torna viável. O produtor pode fazer a programação de cada talhão contendo o volume de fertilizante e a população de sementes desejada através do software ou mesmo no monitor e começar a operação de plantio. O mecanismo se regula automaticamente e para fazer a aferição dos volumes distribuidos o mecanismo proporciona um sistema bastante ágil.